Olá! Tudo bem? Vamos, a partir desse momento, iniciar uma longa jornada de estudos, envolvendo uma série de conhecimentos geográficos e de diversas outras ciências afins. Para isso, precisamos antes, conhecer suas características e o seu processo evolutivo . Concordamos todos que, se a maior parte do público culto tem uma idéia mais ou menos exata do que são a Biologia, a Geologia, a Economia ou a Sociologia, o mesmo público não acompanha o progresso das ciências geográficas, quando não ignora sua existência. Para uns a geografia é confundida com narrativas de viajantes; um geógrafo é um explorador, a rigor um cartógrafo; traz de suas viagens narrativas agradáveis de ouvir-se, sobretudo se tem a habilidade de ilustrá-las com belas imagens. É fundamental, portanto, estabelecer o valor a Geografia no ensino e determinar sua utilidade como moderno instrumento de trabalho.
Um bom ensino de Geografia, portanto, como qualquer outro ensino, não pode deixar de recorrer à memória. É necesssário reduzir sem medo a massa de nomes insípidos e de pormenores sem valor; é necessário, sobretudo, reduzi-la a proporções mais justas. Impõe-se uma escolha a nós, professores, a quem cabe a difícil tarefa de exercitar com inteligência a memória de vocês.
Um bom ensino de Geografia, portanto, como qualquer outro ensino, não pode deixar de recorrer à memória. É necesssário reduzir sem medo a massa de nomes insípidos e de pormenores sem valor; é necessário, sobretudo, reduzi-la a proporções mais justas. Impõe-se uma escolha a nós, professores, a quem cabe a difícil tarefa de exercitar com inteligência a memória de vocês.