sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A ciência geográfica

Olá! Tudo bem? Vamos, a partir desse momento, iniciar uma longa jornada de estudos, envolvendo uma série de conhecimentos geográficos e de diversas outras ciências afins. Para isso, precisamos antes, conhecer suas características e o seu processo evolutivo . Concordamos todos que, se a maior parte do público culto tem uma idéia mais ou menos exata do que são a Biologia, a Geologia, a Economia ou a Sociologia, o mesmo público não acompanha o progresso das ciências geográficas, quando não ignora sua existência. Para uns a geografia é confundida com narrativas de viajantes; um geógrafo é um explorador, a rigor um cartógrafo; traz de suas viagens narrativas agradáveis de ouvir-se, sobretudo se tem a habilidade de ilustrá-las com belas imagens. É fundamental, portanto, estabelecer o valor a Geografia no ensino e determinar sua utilidade como moderno instrumento de trabalho.
Um bom ensino de Geografia, portanto, como qualquer outro ensino, não pode deixar de recorrer à memória. É necesssário reduzir sem medo a massa de nomes insípidos e de pormenores sem valor; é necessário, sobretudo, reduzi-la a proporções mais justas. Impõe-se uma escolha a nós, professores, a quem cabe a difícil tarefa de exercitar com inteligência a memória de vocês.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

É importante saber!

É bastante antiga a necessidade da humanidade em conhecer o espaço no qual se desenvolve sua vida. A abordagem sistemática do conhecimento da Terra é precisamente o objetivo da Geografia, disciplina cujo nascimento pode ser situado na própria origem do homem, embora só tenha alcançado a categoria de ciência com as escolas Determinista (alemã) e Possibilista (francesa).
A Geografia é marcada por desenvolver sistemas de análise da superfície da Terra. Sua denominação procede dos vocábulos gregos geo ("Terra") e graphein ("escrever").
A superfície terrestre, que compreende a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera, é o habitat, ou meio ambiente, em que podem viver os seres humanos.
A área habitável da superfície terrestre apresenta várias características, das quais uma das mais importantes é a complexa interação dos elementos físicos, biológicos e humanos. Outra característica é a grande variabilidade do ambiente de um lugar para outro, dos trópicos às frias regiões polares, de áridos desertos a úmidas florestas equatoriais, de vastas planícies a montanhas escarpadas, de superfícies geladas e desabitadas a metrópoles densamente povoadas. Sem deixar de mencionar a regu-laridade com que se registram determinados fenômenos, como os climáticos, o que permite generalizações sobre sua distribuição espacial. Os exemplos mais óbvios são as medidas de temperatura e precipitação, principais elementos climáticos para a agropecuária e outras atividades humanas.
A geografia se preocupa particularmente com a localização de seu objeto, com as inter-relações dos fenômenos, com a regionalização e com as afinidades entre as áreas. Pesquisa a respeito dos lugares onde as pessoas vivem, sua distribuição sobre a superfície da Terra e os fatores que influem nessa distribuição. Tenta responder a questões sobre a possibilidade de reconhecer uma região pela população, meio de vida e cultura e sobre os movimentos e relações que ocorrem entre os diferentes lugares.